A Biblioteca de São Paulo (BSP) promove a mostra A História dos Quadrinhos no Brasil até o dia 1º. Localizada na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, no Parque da Juventude, no Carandiru, zona norte da capital paulista, a BSP apresenta o acervo de histórias em quadrinhos que está à disposição dos leitores e realiza programação dentro do evento Gibiteca Especial.
A exposição tem como base estudo do ilustrador e quadrinista Gualberto Costa, mais conhecido como Gual, e do cartunista, jornalista e presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), José Alberto Lovetro, mais conhecido como Jal. A curadoria é de Gual, Jal e Daniela Baptista. A exposição compreende desde o pioneirismo do desenhista italiano que firmou carreira no Brasil Angelo Agostini até os dias contemporâneos, com a nova prole de cartunistas. Agostini publicou em 1869 o primeiro romance gráfico do planeta - As Aventuras de Nhô Quim - na Revista Fluminense, semanário noticioso, literário, científico e recreativo.
A mostra revela ainda por que o País é um dos mais importantes consumidores de revistas em quadrinhos do mundo. Grande número de meninos e meninas iniciam a alfabetização com o empurrão do meio gráfico. O telefone da biblioteca é (11) 2089-0800. A História dos Quadrinhos no Brasil começou em 30 de novembro e abre de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 19 horas. A entrada é de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário