Com curadoria da arquiteta Rosely Nakagawa, a nova Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, abriga até 1º de março a mostra Caderno de Artista, do escritor e ilustrador Rubens Matuck. Ele andou por todo o País em busca da miscelânea de distintas culturas. Foi para Goiás, Mato Grosso, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Matuck, que também é gravador, pintor, aquarelista, escultor, desenhista, designer gráfico, quadrinista e professor de arte, procurou entender as diferenças dos biomas, fauna e flora. Na experiência, fez cadernos de arte e escreveu livros, com a participação de conhecedores de cada tema. Nas viagens, o escritor e ilustrador conviveu com a bióloga e ecologista Nícia Wendell e o biólogo, fotógrafo e ambientalista João Paulo Capobianco.
Matuck é de uma família de artistas. É irmão de Carlos Matuck, designer, e de Artur Matuck, professor, pesquisador, escritor, artista plástico, diretor de vídeo, performer, produtor de eventos de telearte, filósofo da comunicação contemporânea e organizador de simpósios internacionais. Rubens Matuck é graduado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). A mostra pode ser vista diariamente, das 10 às 19 horas, e é organizada pela Associação Brasileira de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras). A BVL fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário